Deslocação ao SEF

Para tratar de assuntos relacionados com a sua documentação em Portugal, o cidadão estrangeiro deve deslocar-se aos locais de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

​O SEF disponibiliza um sistema de agendamento prévio, através de marcações telefónicas ou marcações online, prestando os seus serviços em diferentes locais de atendimento.

O agendamento poderá ser efetuado para qualquer direção ou delegação regional do SEF, independentemente da área de residência do cidadão estrangeiro.

O comprovativo do agendamento efetuado, com a indicação do local, data e hora da marcação, será enviado para o utilizador através de e-mail.

O SEF disponibiliza ainda um sistema de alerta, através do envio de SMS, na véspera do atendimento, com a indicação do local, data e hora da marcação.

A instituição do pré-agendamento, marcando dia e hora para atendimento presencial dos cidadãos, elimina filas e tempos de espera.​

Centro de Contacto do SEF

Os agendamentos via telefone, através do Centro de Contacto, são necessários, para garantir um atendimento nos balcões de atendimento do SEF.

Exceção: advogados e solicitadores em atos próprios, nomeadamente consulta de processos ou informações, devendo sempre o cidadão estrangeiro assegurar o respetivo agendamento mesmo quando acompanhado por aqueles (representante legal).

Esta funcionalidade está disponível para os cidadãos, titulares de título de residência, cartão de residência ou visto válidos, que desejem: ​​​​​​

  • Renovar a sua Autorização de Residência;
  • Renovar o seu Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares);
  • Prorrogar a sua Permanência (para cidadãos titulares de visto de curta duração ou estada temporária)

Na área pessoal no Portal do SEF, é possível efetuar o agendamento, remarcar ou cancelar o mesmo.

Cidadãos admitidos no País sem exigência de visto devem utilizar o serviço telefónico para pré-agendar a sua prorrogação de permanência, através do Centro de Contacto do SEF.