Deslocação ao SEF

Para tratar de assuntos relacionados com a sua documentação em Portugal, o cidadão estrangeiro deve deslocar-se aos locais de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

​O SEF disponibiliza um sistema de agendamento prévio, através de marcações telefónicas ou marcações online, prestando os seus serviços em diferentes locais de atendimento.

O agendamento poderá ser efetuado para qualquer direção ou delegação regional do SEF, independentemente da área de residência do cidadão estrangeiro.

O comprovativo do agendamento efetuado, com a indicação do local, data e hora da marcação, será enviado para o utilizador através de e-mail.

O SEF disponibiliza ainda um sistema de alerta, através do envio de SMS, na véspera do atendimento, com a indicação do local, data e hora da marcação.

A instituição do pré-agendamento, marcando dia e hora para atendimento presencial dos cidadãos, elimina filas e tempos de espera.​

Centro de Contacto do SEF

Os agendamentos via telefone, através do Centro de Contacto, são necessários, para garantir um atendimento nos balcões de atendimento do SEF.

Exceção: advogados e solicitadores em atos próprios, nomeadamente consulta de processos ou informações, devendo sempre o cidadão estrangeiro assegurar o respetivo agendamento mesmo quando acompanhado por aqueles (representante legal).

Esta funcionalidade está disponível para os cidadãos, titulares de título de residência, cartão de residência ou visto válidos, que desejem: ​​​​​​

  • Renovar a sua Autorização de Residência;
  • Renovar o seu Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares);
  • Prorrogar a sua Permanência (para cidadãos titulares de visto de curta duração ou estada temporária)

Na área pessoal no Portal do SEF, é possível efetuar o agendamento, remarcar ou cancelar o mesmo.

Cidadãos admitidos no País sem exigência de visto devem utilizar o serviço telefónico para pré-agendar a sua prorrogação de permanência, através do Centro de Contacto do SEF.

Pedidos de Proteção Temporária/Menores - Balcões exclusivos para validação do PPT

Direção Regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo

Posto de Atendimento da Av. António Augusto de Aguiar, Lisboa
09h00 às 11h00, dias úteis – limitado a 50 senhas diárias

Departamento Regional de Investigação e Fiscalização, Loures
09h00 às 16h30, dias úteis

Delegação de Évora
09h00 às 16h00, dias úteis

Delegação de Cascais
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Portalegre
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Santarém
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Setúbal
08h30 às 15h30, dias úteis


Direção Regional do Centro

Sede DR Centro
09h00 às 16h00, dias úteis

Delegação de Aveiro
09h00 às 16h00, dias úteis

Delegação de Castelo Branco
09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, dias úteis

Delegação Espinho
09h00 às 16h00, dias úteis

Delegação da Figueira da Foz
09h00 às 16h00, dias úteis

Delegação da Guarda
09h00 às 16h00, dias úteis

Delegação de Leiria (atendimento com pré-agendamento efetuado através do email del.leiria@sef.pt)
09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, dias úteis

Delegação de Viseu
09h00 às 16h00, dias úteis

Direção Regional do Algarve

Delegação de Albufeira
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Portimão
09h00 às 15h00, dias úteis

Delegação de Tavira
09h00 às 16h00, dias úteis

Loja do Cidadão de Faro
8h30 às 16h30, dias úteis

Direção Regional do Norte

Sede da DR Norte
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Bragança
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Vila Real
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Viana do Castelo
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Braga
09h00 às 17h00, dias úteis

CNAIM Porto
8h30 às 16h30, dias úteis

Direção Regional da Madeira

Sede DR Madeira
Terça feira e sexta-feira das 14h00 às 17h00

 

Direção Regional dos Açores

Sede DR Açores
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação de Angra do Heroísmo
09h00 às 17h00, dias úteis

Delegação da Horta
09h00 às 17h00, dias úteis